top of page
  • Writer's pictureGO CALI

Coisas que a Califórnia te ensina.

Updated: Dec 17, 2018

Selecionamos para este post algumas coisas que só quem morou ou ainda mora na Califórnia vai entender!


1)    Respeitar leis



A Califórnia ensina que as leis existem para serem cumpridas, até porque isso pode doer no bolso. Aqui qualquer coisa que você faz de errado você recebe os famosos “tickets”. E não adianta dar uma olhadinha se tem alguém vendo você entrar na contra mão, ou parar por 5 minutinhos em um lugar proibido. Você não vê, mas a polícia está em toda a parte. Eles praticamente brotam do chão prontos pra puxar o caderninho e te multar. heheh E não é só uma multa não, além de ser cara você ainda precisa se apresentar na corte e explicar ao juiz o por quê que você fez aquilo. Beber e dirigir? Esquece!  Isso pode resultar em prisão, multa de no mínimo $1.500,  várias visitas aos alcoólicos anônimos, trabalho social e até deportação. O bom de tudo isso que você leva pra vida toda, se há leis elas devem ser respeitadas em qualquer lugar do mundo.


2)    Compartilhar é crescer



Uma das maiores lições é dada logo quando você chega. Parece estranho cair de paraquedas em uma casa cheia de pessoas que você nunca viu na vida, não é? Você precisa dividir quarto, banheiro, sala, cozinha com pessoas totalmente estranhas. No começo é bem difícil aceitar que cada uma tem suas manias, seus horários e gostos bem diferentes do seus. Mais difícil ainda é decidir se a luz fica acesa ou apagada quando um quer dormir e o outro precisa estudar.  É irritante quando você está mega atrasado e seu roommate resolve fazer um ritual no banheiro e você não consegue escovar os dentes antes de sair. É mole? Não mesmo, mas é um baita aprendizado. Com o tempo você aprende a respeitar o espaço do outro, você aprende que cada um tem suas manias, defeitos e qualidades.


Você aprende a ceder e sempre se colocar no lugar da outra pessoa. O mais legal de tudo isso é que no final das contas aquela pessoa estranha que dorme na cama do lado passa a ser sua melhor companhia. Depois de um tempo você não divide apenas o quarto com ela mas também sua vida, seus problemas, muitas risadas e principalmente, aquele pack de cerveja que está na geladeira!


3)    Atravessar na faixa de segurança



Mais uma questão de leis, porém esse merece um tópico exclusivo. Aqui todos, todos mesmo só atravessam na faixa de segurança. Em todas as sinaleiras (semáforos, faróis tanto faz) é preciso apertar o botão e esperar o sinal verde para atravessar. Caso contrário, se você atravessar em qualquer lugar atrapalhando o trânsito, você PEDESTRE  será multado. Depois de morar na Califórnia, dificilmente você vai atravessar a rua fora da faixa de segurança.


4)    Respeitar horários



Aqui não existem aqueles 15 minutinhos de tolerância como de costume no Brasil. Todos os eventos (shows, teatros, cinemas, etc.) começam exatamente no horário marcado.  Além disso, o transporte público também tem hora marcada, ou seja, você consegue saber exatamente o cronograma diário dos ônibus e trens através da internet ou nos pontos de ônibus. Se você tiver um “date” (encontro romântico) com um (a) Californiano (a) prepare-se para encontrá-lo (a) na hora marcada. Eles (as) também não costumam atrasar nessas situações.


5)    Comer comida mexicana



A título de curiosidade, para quem não sabe, na década de 1850 os Estados Unidos anexou a Califórnia em seu território, em uma guerra com o México. Portanto, isso fez com que grande parte da Califórnia herdasse os costumes mexicanos, e o mais famoso deles é a comida Mexicana. É muito comum encontrar diversos restaurantes mexicanos. Vencer o preconceito com comida Mexicana é difícil no começo, até você provar o famoso Califórnia Burrito, com custo de +- $5 os burritos, tacos e nachos começam a fazer parte da sua vida. Nos famosos “taco Tuesday”, dia em que os restaurantes vendem tacos e margaritas por metade do preço, parece até que você é Mexicano desde criancinha.


6)    Usar transportes alternativos como bike e skate



Morando na Califórnia você descobre que andar de bike, skate ou roller/patins é uma terapia. Você pode facilmente substituir carro, taxi e ônibus por uma boa pedalada. Caso o seu trajeto seja mais longo, é possível fazê-lo de bike e ônibus, pois os ônibus possuem uma ótima estrutura para transporte de bicicletas. Qualidade de vida que você encontra em poucos lugares do mundo.


7)    Sair pra balada cedo



Um típico costume Californiano é sair cedo para bares, festas, shows, festivais, pois a maioria dos eventos acaba obrigatoriamente antes das 2 horas da manhã. Estranho, mas é proibido vender bebida alcoólica depois das 2am.  Por isso você aprende a se organizar para chegar nos lugares, do contrário perderá a festa. No começo é difícil se acostumar a sair de casa entre 7 e 10 da noite, mas depois vale a pena, pois no outro dia você está pronto para trabalhar, ir a escola ou curtir uma praia com toda disposição.


8)    Amar dias chuvosos 



Parece estranho esse item, mas em lugar que chove umas 10 vezes no ano, dias de chuva são realmente maravilhosos! Ficar em casa debaixo das cobertas assistindo Netflix sem se sentir culpado por estar perdendo um baita dia de sol é realmente incrível!

Chega a ser engraçado, mas a chuva fica entre os top 5 do Instagram, é tão raro que quando chove a gente filma. São nesses poucos dias que você consegue colocar todos os afazeres em dia, faxina, laundry e até fazer aquele FaceTime com a família que tinha ficado para história.


9)    Comer avocado com tudo



O famoso avocado (abacate) está presente no cardápio do quase todos os restaurantes seja ele mexicano, americano, japonês e até mesmo em sorveterias, acreditem! Depois que você prova, ele não é tão ruim assim.


10)    Falar com estranhos



Os Californianos são bons de papo, em qualquer lugar eles puxam assunto. Os lugares mais comuns são em transportes públicos, elevadores e supermercados. Eles adoram falar de todo o tipo de assuntos, sobre o tempo, para onde você está indo, o que você faz da vida… Quando eles descobrem que você é brasileiro, aí pronto. Prepare-se para um questionário gigantesco:  “Quanto tempo você está aqui?”, “O que você faz aqui?”, “Você é do Rio de Janeiro?”. Se você disser que não fala Inglês não tem problema, de algum jeito eles vão tentar se comunicar com você. Esse é um ótimo jeito de praticar o Inglês!


11)    Dias são meses e meses são anos



Intensidade é a palavra que define esse tópico. Na Califórnia tudo é muito intenso, você vive anos em poucos meses. Tudo acontece e “desacontece” em uma questão de horas. Você quer fazer tudo, e quer fazer agora! Nossos sentimentos mudam do dia para a noite, aquilo que nós amávamos passa a não fazer mais sentido nenhum. Aquilo que nunca fez diferença passa ser uma das coisas mais importantes para você. Você passa a gostar de coisas que você nunca imaginou e odiar aquilo que sempre sonhou. Em alguns meses você já encontrou o amor da sua vida, no outro mês você já encontrou outros 2. Até gravidez parece que dura em torno de 4 meses (no máximo) por aqui. O tempo voa e a gente vive intensamente cada dia, como se houvesse amanhã sim! Um amanhã ainda mais esperado do que o hoje!


12)    Pôr do sol passa a ser um evento



O pôr do sol é sagrado por aqui. É incrível como a maioria dos Californianos tem uma paixão por esse momento. Muitos param o que estão fazendo pra ir contemplar o sol se pondo.  Como você pode ver na foto acima é super compreensível o porquê de o sunset ser um evento, não é? O céu com sua escala degrade do amarelo ao rosa pink é realmente um convite irrecusável!


13)    Qualquer roupa é apropriada pra qualquer lugar



Com um chinelo, bermuda (ou short) e uma camiseta você pode ir a qualquer lugar. Os Californianos não ligam para como você está vestido e cada um se veste da maneira que se sente mais confortável. Você aprende a se desapegar de algumas coisas, como roupas de marca. Calça jeans, camisa social e sapato são raros por aqui e para as mulheres, serviços como manicure, cabeleireiro e massagem tornam-se artigos de luxo.


14)    Comprar coisas usadas



O que antes parecia estranho, na Califórnia é muito comum! Compra e venda de coisas usadas são atividades extremamente normais para os Californianos. Em sites como Craigslist você consegue mobiliar um casa com pouquíssimo dinheiro, isso quando não consegue de graça, pois neste site é possível encontrar diversas doações, dentre as mais comuns estão os sofás. Lá você ainda encontra eletrônicos, bicicletas, skates semi novos com preços ótimos.  As famosas “Garage Sale” também são ótimas oportunidades pra comprar aquilo que a sua casa tanto precisa por preços super em conta. Os brechós de roupas (thrift shop). também são famosos por aqui, e lá você consegue encontrar roupas de qualidade em ótimo estado por preços incríveis.


15)    Animais são membros da família



Os famosos pets são membros da família. Você vê cachorros em restaurantes, supermercado, bares e diversos lugares públicos e privados. Eles são tratados como filhos e acompanham os donos em todos os lugares. Existem inclusive praias destinadas pra cachorros com atividades exclusivas para os pets.


16)    Viver com menos e ser muito mais feliz



Essa é uma das lições que eu mais gosto! Na Califórnia, carro, cargo, casa não são sinônimos de  status e muito menos de felicidade! Não existe ostentação e ninguém é melhor do que ninguém por aquilo que têm. Na Califórnia é “cool” ter carro velho ou ter um skate com o principal meio de transporte. Ninguém liga pra onde você trabalha, ou a marca de roupa que você está usando. Você esquece todas aquelas listas de coisas que quer comprar e começa a fazer listas de lugares que quer conhecer. O assunto mais interessante é sobre as viagens que você fez os lugares que você conheceu e até mesmo os perrengues que você já passou por aqui!


E aí se identificou com alguma das situações acima? Comente abaixo sua experiência na Califórnia.

Recent Posts

See All

Comments


GOCALI.jpg
bottom of page