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Writer's pictureGO CALI

Dirigindo na Califórnia

Updated: Jun 4, 2019

Você sonha em dirigir pelas estradas da Califórnia, atravessar o estado de carro, visitar cada cantinho, mas várias perguntas aparecem; a CNH brasileira é aceita? Quanto custa a gasolina? Como são as regras de trânsito? E outras tantas dúvidas que surgem no planejamento ou que nos surpreendem pela diferença com o trânsito brasileiro.


Solta o play para curtir a sua leitura ao melhor estilo road tripping!


Carteira de Habilitação


A nossa CNH nacional é aceita para turistas que estejam visitando a Califórnia. Caso você queira fazer a sua driver license americana leia este post que criamos.


Estradas na Califórnia


Dirigir pelas estradas americanas pode ser complicado no começo,mas com o tempo tudo vai ficando mais claro. Muito disso se deve ao fato de eles usarem os pontos cardeais. Em uma divisão ou rampa de saída de uma rodovia, você sabe qual escolher mesmo sem mapa ou GPS simplesmente lendo a placa indicativa das cidades que estará com East, West, South ou North para te orientar. Então a primeira dica é mexer bastante no Google Maps ou imprimir um mapa do estado todo e deixá-lo sempre por perto para você estudar a geografia e já estar mais habituado com o local quando pegar a estrada. As vezes o GPS pode vir a não funcionar, em áreas mais distantes dos centros urbanos é bem comum (como nas regiões do Yosemite Park) e o mapa de papel vai ser um grande alheado. Nossa dica: Baixe o app Map.me e faça o Download dos lugares que você pretende visitar. O app funciona offline, ou seja sem conexão com a internet. O app é essencial para quem pretende ir para parques nacionais, como Sequoia Park, Yosemite e Death Valley onde não há sinal algum de internet.


Velocidades


Estradas que cortam áreas urbanas, o limite geral é de 25 milhas/hora (40 km/h) e nas rodovias fica entre 55 a 70 (em torno de 90 a 110 km/h). Além do limite de velocidade máximo, as highways têm um mínimo, para não atrapalhar o trânsito, de 55 milhas por hora, ou seja algo em torno de 88 km/h.


Pedágio


Em Inglês, pedágio se chama toll. Não há pessoas ou cabines para pagar em dinheiro ou cartão como estamos acostumados, então você tem duas opções: instalar o Fast Track na locadora (é cobrado uma taxa DIÁRIA para isso, mesmo não passando em pedágios) ou você pode fazer o entrar no The Toll Roads e pagar pelo uso da estrada pedagiada 5 dias antes ou depois da sua viagem. Os preços variam de U$6 até U$60 dólares, depende da quantidade de eixos, rodovias etc. Resumo; o Fast track pode sair mais caro mas é definitivamente mais prático, pagando por uso você consegue economizar alguns dólares porém, se esquecer pode ser multado e o prejuízo será ainda maior.


Combustível e postos de gasolina



Nos Estados Unidos não é adotado o sistema métrico, então em vez de litros, eles usam o galão, que equivale a 3,7 litros.

Há três tipos de combustível: o unleaded, o regular e o premium. Os nomes podem variar um pouco, mas em geral o unleaded é a que não tem contém chumbo e o premium a aditivada. O custo varia muito pouco de um posto para outro e é mais caro em regiões mais isoladas, como o parque nacional Yosemite e em Big Sur, na região de Monterey. Em geral fica em torno dos U$3,90 o gallon.

Como você já deve ter ouvido falar, não há frentistas e você é quem abastece. Mas é bem simples: você para o carro com a boca do tanque virada para a bomba. Antes de abastecer você deve fazer o pagamento, há duas formas de fazer o pagamento: com cartão de crédito ou no caixa da loja de conveniência. Com o cartão de crédito a máquina pede um Zip Code (CEP) e o CEP brasileiro não é aceito, então você pode ir direto ao caixa. Para o atendente basta dizer o valor que você vai colocar e o número da bomba que colocou o seu carro. Depois do pagamento, volte ao carro, coloque a mangueira no acesso do tanque e escolha o tipo de combustível simplesmente apertando o botão equivalente. A bomba começará a encher e vai parar quando o total pago for atingido. Caso caiba menos gasolina do que você pagou, é só voltar ao caixa e receber o troco.


Sinais e placas de trânsito




Stop não adianta só diminuir a velocidade, mesmo que não haja ninguém no cruzamento, é preciso parar, mesmo. Se você não parar há grandes chances da polícia lhe parar.

U-turn (fazer a inversão do sentido) também são permitidos muito mais do que aqui, a menos que haja placa proibindo (primeira placa à esquerda da última linha na imagem abaixo).

Yield significa dar preferência ao motorista que vem na pista que você está para adentrar (segunda placa  da primeira linha).

Buckle up – É obrigatório o uso de cinto de segurança para todos no veículo e crianças abaixo de 8 anos precisam usar a cadeirinha ou assento elevado.

One Way indica que a rua é de apenas uma mão.

Dead End significa que a rua é sem saída.

Do not Enter indica que a rua é contra-mão naquela direção ou que não é permitido o acesso (segunda linha, segunda placa à esquerda)

Cramp Wheels to Curb é uma placa comum junto a sinais de estacionamento em ladeiras – e você pode ser multado se não obedecer. Então é só girar as rodas para que o pneu do carro fique apoiado na guia, e freie o carro caso os breaks não o segurarem.

Park and Ride: Indicam saídas para estacionamentos onde você pode deixar seu carro e tem acesso fácil ao transporte público.

Tow Away zones área em que você será guinchado caso estacionar

Carpool Lane: faixa permitida apenas para duas ou mais pessoas no carro. É geralmente a faixa da esquerda em uma highway. Essa regra incentiva as pessoas a realizar viagens com mais de um passageiro no carro.




E aí, gostou das nossas dicas? Você já dirigiu pelo trânsito maluco de Los Angeles? Está pensando em fazer a costa de carro? Nos conte todas as suas experiências! E não esqueça de seguir nosso Instagram @gocali.com.br para ficar por dentro de todas as novidades e dicas!






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