Você já pensou em fazer faculdade, pós-graduação ou algum curso de extensão nos Estados Unidos, mas desanimou porque acha que é muito difícil? Pois saiba que pra gente, quando o assunto é sair da zona de conforto, nada é impossível! Em primeiríssimo lugar você precisa de uma boa pontuação no TOEFL ou no IELTS. Segue abaixo um manual com todas as dicas de que você precisa para se formar no exterior. Boa sorte!
O que é TOEFL e IELTS?
Se o inglês não é a língua oficial do seu país, você precisa, obrigatoriamente, demonstrar um nível de fluência no idioma. Para isso, precisa prestar uma dessas duas provas de proficiência em inglês e atingir a nota mínima exigida – que varia de acordo com a instituição e a graduação desejada.
Por exemplo, para entrar em um curso de Graduação na UCSD (University of California, San Diego) você precisa atingir uma pontuação mínima de 85 no TOEFL (IBT) e de 7 no IELTS. Já a UCLA (University of California, Los Angeles) exige uma pontuação mínima de 87 no TOEFL (IBT) e de 7 no IELTS.
Para entrar em Harvard, a pontuação varia de acordo com o curso, mas na Harvard Kennedy a pontuação mínima do TOEFL (IBT) é 100.
É muito difícil? Eu preciso ter inglês fluente?
Então, fácil não é, afinal você precisar saber inglês o suficiente para acompanhar as aulas, ler textos científicos e fazer redações, por isso o nível de inglês exigido poderíamos dizer que é avançado. Mas calma! Caso o seu nível de inglês não seja suficiente para alcançar a pontuação desejada, não se preocupe, você pode cursar um preparatório para o TOEFL e IELTS antes de fazer o teste.
As nossas escolas parceiras possuem cursos que são preparatórios para o TOEFL ou o IELTS. Esses cursos são muito importantes para os alunos que querem ingressar em uma universidade americana, pois através das aulas os alunos se familiarizam com o teste antes mesmo de fazê-lo. É importante entender a estrutura da prova, como ela é distribuída, a pontuação e como é cobrado cada item avaliado.
Qual a diferença?
Agora sim vamos explicar o que, afinal, são TOEFL e IELTS e quais as diferenças entre eles. Ambos os exames avaliam a sua proficiência em Língua Inglesa em nível acadêmico: compreensão auditiva (listening), leitura (reading), fluência oral (speaking) e escrita (writing).
O TOEFL é um teste de múltipla escolha e apela para o aluno que é mais intuitivo. É ideal para quem consegue se achar no meio da informação. Já o IELTS é um teste mais concreto, mais objetivo, e você tem muita informação para memorizar. É um teste que requer uma estruturação maior do aluno.
De forma geral, o TOEFL predomina nos Estados Unidos e o IELTS no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia e no Canadá.
Quando o assunto é TOEFL
TOEFL – Essa prova é aceita por mais de 9000 colleges e outras instituições em mais de 130 países. São realizados mais de 50 testes por ano e você pode repeti-lo quantas vezes quiser, porém não mais de uma vez em um período de 12 dias. Vale 120 pontos no total e é dividida nas 4 seções descritas acima, cada uma vale 30 pontos. Pode ser realizada via internet (IBT) ou em papel impresso (PBT). Tem validade de dois anos. A pontuação que é considerada boa para essa prova varia entre 80 e 100 pontos. A maioria dos MBAs e mestrados pedem uma pontuação mínima de 100 pontos.
O TOEFL é, com certeza, o exame de proficiência em Língua Inglesa mais requisitado pelas empresas brasileiras, por ser mais conhecido mundialmente. Se o seu plano é dar uma turbinada no currículo e procurar emprego na sua terrinha é essa a sua prova. Se o seu plano for estudar nos Estados Unidos ou se você estiver incerto sobre o seu destino, o TOEFL é também a prova mais indicada.
Tempo de prova e como funciona.
Speaking = 20 minutos. A conversa é realizada via computador, o que quer dizer que não há interação com um examinador, somente com a máquina. Suas respostas são gravadas e ouvidas depois pelos avaliadores. São 6 perguntas ao todo. As duas primeiras são chamadas de “independent Speaking tasks”, porque quando você responde essas questões você manifesta a sua própria opinião e experiência sobre o assunto. As outras 4 perguntas são chamadas de “integrated Speaking tasks”, porque nessa parte você combina sua habilidade como falante da língua inglesa, integrando listening e speaking ou listening, reading e speaking. Exatamente como você faria em uma sala de aula. Você terá que mostrar o que sabe para o entrevistador (computador, no caso). Utilizar comparativos, discourse markers, linguagem mais formal e estruturas gramaticais avançadas fazem sua nota aumentar.
Listening = entre 60 e 90 minutos. Esta parte é composta por palestras acadêmicas e conversas sobre o cotidiano acadêmico. Você pode fazer anotações do que considera importante enquanto escuta as passagens. São 4 a 6 palestras acadêmicas, cada uma com 3 a 5 minutos e 6 questões por palestra. E 2 a 3 conversas, cada uma com 3 minutos e 5 questões por conversa.
Como se trata de um teste de múltipla escolha, as respostas estão prontas e você só precisa encontrar a alternativa correta dentre as quatro opções fornecidas. É uma seção padronizada e previsível,o que significa que todos os testes têm formato muito parecido. Assim, estudando a estrutura do teste, é possível aumentar a nota. Todas as questões estão em ordem e não há como se perder.
Reading = 60 a 80 minutos. Com 3 ou 4 passagens de texto, cada passagem contém de 12 a 14 questões. Os textos são bastante acadêmicos. Entender de sufixos e prefixos o ajudará a responder as questões de vocabulário.
Writing = 50 minutos. Dividida em duas partes, na primeira, conhecida como “integrated Writing task”, você tem 20 minutos para ler uma passagem curta e ouvir um trecho, também curto. Em seguida você vai escrever uma resposta sobre o que leu e ouviu. Na segunda, conhecida como “independent task”, você tem 30 minutos para escrever uma redação sobre o tema dado. É importante seguir um modelo e escrever uma redação bem clara e organizada. O importante aqui é saber organizar suas ideias e elaborar um texto coeso.
Valor da prova: U$ 190 na Califórnia. Esta taxa varia de país para país.
Mais informações: http://www.ets.org/pt/toefl
Quando o assunto é IELTS.
Assim como o TOEFL, essa prova é aceita por mais de 9000 instituições de ensino em mais de 140 países. É muito popular na Nova Zelândia, no Reino Unido e no Canadá. É aceita em mais de 3000 instituições nos Estados Unidos. Algumas universidades que não são voltadas para falantes de língua inglesa também exigem essa prova no currículo acadêmico.
O IELTS não tem prazo de validade, porém as instituições costumam solicitar que tenha sido realizado num prazo de menos de dois anos e pode ser realizado repetidas vezes sem prazo de intervalo. A nota varia de 0 a 9 e a prova é dividida em dois módulos: o primeiro, “Academic Module”, voltado aos candidatos de graduação e pós-graduação; e o “General Training Module”, voltado a profissionais.
Tempo de prova e como funciona
Listening = 30 minutos. Você escutará quatro textos, apenas uma vez, falados por nativos da língua inglesa, porém com diferentes sotaques.
1 – Conversa entre duas pessoas sobre uma situação social do cotidiano.
2 – Um monólogo também sobre uma situação social do cotidiano.
3 – Uma conversa entre 4 ou mais pessoas num contexto educacional ou de treinamento.
4 – Um monólogo sobre um assunto acadêmico. Por exemplo: uma palestra.
Reading = 60 minutos. Esta parte consiste em 40 questões que avaliam sua habilidade de leitura. Algumas se referem à ideia principal do texto, outras aos detalhes ou, ainda, ao entendimento de um argumento lógico, sempre reconhecendo sua opinião, atitudes e propósitos.
São 3 longos textos extraídos de livros, jornais e revistas.
Writing = 60 minutos. Aqui a prova se divide em duas partes.
1 – Será apresentado um gráfico, uma tabela, um diagrama ou um mapa que você terá que descrever, resumir ou explicar com suas palavras. Talvez seja pedido que você explique dados, descreva os estágios de um processo, como algo funciona ou mesmo que descreva um objeto ou um evento.
2 – Você escreverá uma redação em resposta a algum ponto de vista, argumento ou problema.
Em ambas as partes a escrita deve ser formal.
Speaking = 11 a 14 minutos. Esta parte da prova é gravada e administrada de forma que você não tem tempo para ensaiar uma resposta de antemão.
Divide-se em três partes.
1 – Num período de 4 a 5 minutos, o examinador fará perguntas gerais: sobre você: casa, trabalho, estudos e interesses.
2 – Você vai receber um cartão onde estará escrito um tópico sobre o qual você falará. Você terá 1 minuto para se preparar antes de dar início ao seu discurso que durará aproximadamente 2 minutos. Em seguida, o examinador fará mais uma ou duas questões sobre o mesmo assunto para finalizar esta parte.
3 – Durante 4 a 5 minutos serão feitas mais questões conectadas ao tópico da parte 2. Porém agora você terá a oportunidade de discutir ideias e questões de forma mais abstrata.
Valor da prova nos Estados Unidos: de U$ 205 a U$ 235.
Mais informações: https://www.ielts.org/
Pontuação
Pontuação mínima exigida por algumas das melhores Universidades da Califórnia.
* Em algumas universidades a pontuação exigida pode mudar de acordo com o curso escolhido.
UCSD – University of California, San Diego
TOEFL IBT = 85
TOEFL PBT = 550
IELTS = 7
SDSU – San Diego State University
TOEFL IBT = 80
TOEFL PBT = 550
IELTS = 6.5
UCLA – University of California, Los Angeles
TOEFL IBT = 87
TOEFL PBT = 560
IELTS = 7
UCR – University of California, Riverside
TOEFL IBT = 80
TOEFL PBT = 550
IELTS = 7
UCSB – University of California, Santa Barbara
TOEFL IBT = 80
TOEFL PBT = 550
IELTS = 6.5
Curioso sobre Harvard? Você precisa checar a pontuação mínima para o curso que você pretende aplicar, já que as notas mínimas variam de departamento para departamento. Mas longe de nós deixá-lo na curiosidade, para você ter uma ideia, se você aplicar para a Harvard Kennedy, a pontuação mínima do TOEFL é 100, já para a Escola de Design 92 pontinhos. Difícil?
Acesse o site para mais informações: http://www.harvard.edu
Para maiores informações sobre as escolas que oferecem preparatório para o TOEFL e IELTS envie um email para marcela@gocali.com.br com assunto "TOEFL" ou "IELTS".
Ainda não tem visto de estudante? Leia nosso post que explica todo o processo para solicitar o visto de estudante.
Comments